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Mercado de Brinquedos


Em um levantamento recente feito pelo Sebrae, a partir de dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), viu-se que o segmento de pequenos negócios envolvidos com a fabricação e comércio de brinquedos continua otimista em 2022, apesar de uma relativa queda da atividade em comparação com o ano passado.


A análise, com base no número de empresas abertas de 2019 a 2022 nos setores de “Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos” e “Fabricação de outros brinquedos e jogos recreativos”, mostra que nos seis primeiros meses deste ano foram criadas 2.899 empresas (entre Microempreendedores Individuais, os MEI, micro e pequenos negócios). Esse resultado é 12% menor do que o registrado no primeiro semestre do ano passado, mas – ainda assim – superior aos números do mesmo período de 2020 (2.052 empresas abertas) e 2019 (2.294 empresas).


Considerando o volume total de empresas em atividade, o primeiro semestre de 2022 registrou um montante de 33.250 negócios contra 32.096 empresas em operação no mesmo período de 2021.


O setor de brinquedos está inserido no segmento de Entretenimento e Lazer, que já o quarto melhor em faturamento e número de unidades do franchising. Mesmo com o ano de 2020 tendo sido muito desafiador para o setor, a retomada pode trazer resultados ainda melhores por conta da demanda retraída nesse ano.


Apostar em franquias com público-alvo infantil oferece boas condições e perspectivas para o empresário da área. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), mesmo diante do cenário de crise em 2020, o setor conseguiu registrar bons números.


Apesar do público-alvo específico (os pequenos), são seus pais que os levam às compras. Vale especificar uma gama de ofertas e opções para atender as crianças e, consequentemente, os adultos que as acompanham.

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