top of page

Cuidadores: um mercado em alta no Brasil



A população idosa no Brasil não para de crescer. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), atualmente, há cerca de 12,5% de brasileiros com 65 anos ou mais.

Números do IBGE também apontam para o potencial do segmento: o Brasil tem 29,6 milhões de pessoas acima de 60 anos, sendo que, em quatro anos, a quantidade de idosos aumentou 18,8%. De acordo com o estudo, até 2050 a terceira idade representará 30% da população.

Teremos uma população ainda mais madura e, com o avanço da medicina e da expectativa de vida, a procura por cuidadores também deve aumentar substancialmente.

Para se ter uma ideia, de 2007 até 2017 o número de cuidadores saltou de 5.263 para 34.051 profissionais, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Um crescimento impressionante de 547%!

A profissão foi uma das que mais cresceram durante o período e continua em ritmo de crescimento, com um grande número de vagas sendo oferecidas em todas as regiões do país. E o melhor: para o futuro, a tendência esperada é de ainda mais crescimento e oportunidades para o cuidador de idosos.

A expectativa é de que, no futuro, as famílias dependam ainda mais dos trabalhos de um cuidador, principalmente por conta das mudanças na composição familiar e da rotina agitada que todos enfrentam.

E o que faz um cuidador?

O envelhecimento traz consigo uma série de limitações e obstáculos para a vida do idoso, dificultando praticamente todas as suas atividades. Os impactos na saúde também são muitos, com maior risco de doenças crônicas, perda de visão, propensão a demências, perda da mobilidade ou até mesmo a necessidade de ficar acamado.

A função do cuidador de idosos é justamente auxiliá-lo a atravessar esse período com a maior qualidade de vida possível, ajudando a suprir suas necessidades básicas e a proporcionar um envelhecimento mais feliz e satisfatório.

Para quem pretende investir no segmento, o cenário é extremamente favorável, pois a preocupação com a saúde na velhice é prioridade para a maior parte dos brasileiros: 77% da população, segundo pesquisa da QualiBest em parceria com a Pfizer.

Focada no crescente mercado de serviços voltados à população de terceira idade, a Cia dos Cuidadores alia cuidado, humanização, profissionalismo e eficiência para poder auxiliar a população que necessita de ajuda e afeto.

A Cia Cuidadores é uma empresa de prestação de serviços de cuidados com pessoas, com atendimento feito de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Possuem planos de 6, 8, 12 ou 24 horas de assistência e, também, criam planos personalizados, atendendo em domicílio, clínicas e hospitais. Ela foi fundada por Rachel Menezes, bacharel em Enfermagem, graduada na faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, em Juiz de Fora. Rachel, também, fez residência no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se especializou em gerontologia.

Ao abrir a Cia de Cuidadores, sua principal motivação foi poder oferecer aos seus pais uma qualidade de vida melhor e a sua paixão pelos idosos se iniciou a partir do momento que ela entendeu o quanto eles são carentes e o quanto a sociedade estava despreparada para atender a demanda presente e futura que chegaria com o aumento dessa faixa etária. Além, claro, do mercado gigantesco e bilionário que nascia com a economia prateada.

Hoje, a Cia Cuidadores possui três unidades. Duas em Juiz de Fora, Minas Gerais, e uma em Petrópolis, Rio de Janeiro.

A Cia Cuidadores, além de prestar assistência a idosos em domicílio ou hospitais, também conta com profissionais que dão assistência a crianças, com serviços de babá; cuidados básicos com a saúde em domicílio; assistência com a recuperação de pacientes pós-cirúrgicos; assistência com acompanhamento a pacientes com necessidades especiais e assistência a pacientes que necessitam, apenas, de uma companhia.

Deseja saber mais sobre como se tornar um (a) franqueado (a) CIA DOS CUIDADORES? Conte com o Ecossistema 300. Na 300 Consultoria você terá todas as informações necessárias para adquirir uma franquia. Entre em contato www.300consultoria.com.br


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page