top of page

Franquia em qualquer lugar

Atualizado: 13 de jul. de 2022


As redes avançam no mercado com a diversidades de locações, tais como home-based, delivery e outros modelos digitais.


Diferentes segmentos enfrentaram o desafio de recriar seus formatos de operações com a pandemia e a digitalização. Por isso, nos últimos dois anos, as empresas precisaram reformular os seus modelos de vendas, relacionamento com os clientes, processos operacionais, engajamento de colaboradores e estratégias de marketing.


Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) de abril de 2020 já tinha apontado que 83% das redes estavam operando com delivery a partir das unidades e 68% dispunham de e-commerce próprio da franqueadora. Um outro estudo de 2021, desta vez da ABF/Galunion, mostrou que as vendas por delivery entre as franquias do segmento de alimentação e food service mais que dobraram em um ano, registrando um salto de 140%.


Neste ano de 2022, foi revelado outro dado importante: enquanto em 2020, as franquias de modelo home-based representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas, no ano seguinte eram 10,3% e, agora, subiram para 14,8%. Já o modelo virtual, que aparece pela primeira vez no levantamento, representa 0,8% das operações (balanço ABF de desempenho do setor no 1º trimestre de 2022).


Algumas iniciativas que aparecem com força entre as franquias são as marcas focadas em modelos digitais e sem ponto de venda físico (dark kitchens), vendas via WhatsApp, uso de armários digitais, delivery de serviços, coleta e comunicação inteligente, operação in company, uso intensivo de dados, take away, plataforma de organização de pedidos, venda via redes sociais, estratégias omnichannel, dentre outros.


Alguns exemplos já podem ser vistos no mercado, atualmente, como franquias de lavanderias que buscam investir em lockers, os armários digitais. Eles podem ser instalados em condomínios e centros comerciais, potencializando as vendas das lojas que já estão acostumadas com a retirada e entrega das peças por meio do delivery.


Outro é o serviço de atendimento exclusivo e personalizado, feito por sapatarias, onde o cliente escolhe os produtos desejados virtualmente e experimenta no conforto de casa. Variações de prestação de serviços e disponibilização de produtos que atendem aos clientes de maneira prática, eficiente e moderna.


Além das próprias franquias, que, hoje, podem estar no mercado de forma mais “minimalista”, sem necessidade de uma loja física ou mesmo atuando home-based.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page