Para quem busca entrar no segmento de franchising, o setor alimentício vem se mostrando cada vez mais promissor no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a BR Insights, no terceiro trimestre de 2022 o faturamento do setor foi 18,7% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior. Dentre os 11 segmentos que mais expandiram, o setor alimentício, que deu um salto de 21,5% em relação ao terceiro trimestre de 2021, ficou em segundo lugar.
A pesquisa aponta que o ramo foi impulsionado pela busca da praticidade da alimentação terceirizada, além do crescimento e comodidade do delivery. Na alimentação, o food service (entrega) acabou se tornando um hábito comum entre os consumidores que se sedimentou durante os anos de crise sanitária.
O mercado de alimentos e bebidas é um dos maiores geradores de empregos no Brasil e tem expectativa de crescimento para 2023. E o franchising é uma solução ideal para se empreender com segurança.
Para se ter uma ideia do tamanho do mercado que estamos falando, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) concluiu que 27% das vendas da indústria alimentícia brasileira são realizadas por canais de food service, ou seja, lanchonetes, restaurante, bares, food trucks e demais estabelecimentos de alimentação fora de casa. Para surfar essa onda com mais estabilidade, o franchising oferece algumas vantagens.
E as opções do segmento são diversas: fast-food, sobremesas, sucos, refeições, lanches, culinária saudável, cozinhas internacionais, comidas típicas. É optar por aquela que mais se adequa ao seu perfil e focar em atingir determinado nicho. Além disso, a operação do dia a dia é facilitada com menores custos em comparação com restaurantes completos, um espaço adequado ao tamanho do negócio e a possibilidade de trabalhar somente com entregas. Vale ressaltar a forte tendência do "Comfort Food" no momento. Esse conceito consiste em comidas que trazem conforto por remeterem a algo marcante na vida da pessoa, pelo sabor, pela rapidez no preparo ou pelas substâncias. Não deixe de estudar a franquia para se assegurar de que você tem uma capacidade de atendimento e disponibilidade de tempo compatíveis com o modelo de negócio. Confira se você tem capital suficiente para fazer o investimento inicial e manter a operação até começar a ter retorno. É importante ter uma reserva para o caso de ser necessário gastar mais do que o planejado. Cases de sucesso
A Fritis se destaca no mercado com um produto tão “comum” que é o frango frito no balde, porém, com diferenciais que fazem o sucesso: carinho e tempero.
O Thiago Palhares sempre foi um apaixonado por temperos, receitas novas, combinações inesperadas e um cozinheiro de mão cheia. Todo esse amor que ele tem pela cozinha não cabia mais apenas na casa dele e da Gabrielle, sua esposa e, então, nasceu o tão sonhado negócio deles.
Eles decidiram, em 2016, abrir um restaurante que fosse diferente de todos os que eles já tinham conhecido: um produto que tivesse um sabor único e não fosse repetitivo no mercado atual. Depois de muita pesquisa, chegaram no produto principal: frango frito no balde! Naquela época, este segmento apresentava o início dessas operações no Brasil, um excelente cenário para investimento, com possibilidade de crescimento pelos próximos 5 anos. O grande desafio era fazer um frango crocante e suculento e, para isso ele precisaria de um empanamento diferente do habitual no mercado de frango frito. Teria que ser exclusivo e muito crocante, com um tempero mais elaborado, preparado e testado com muito cuidado para ser saboroso e único. E para fechar, os molhos deliciosos, todos produzidos por eles. E assim aconteceu. Muitos testes depois, o Thiago chegou em um empanamento perfeito pro frango, garantindo a suculência e crocância necessária e, aqui, nascia a FRITIS.
A Fritis possui um cardápio diversificado e tem como carro-chefe o produto mais crocante e suculento do segmento com uma excelente aceitação do público. É uma rede com operação simplificada, sem complexidade de insumos e, ainda, possui embalagens personalizadas. Uma ótima oportunidade de aquisição, uma vez que o mercado de frango frito está em ascensão no país e ainda há a possibilidade de inserir pratos regionais e/ou sazonais para diversificação do cardápio.
Também nas graças do gosto popular, a Diner Box está crescendo cada vez mais no segmento de hamburgueria artesanal. Eles possuem 17 sabores de hambúrgueres, além de batatas, suco natural e milk-shake. E um dos diferenciais da marca é o rodízio de mini hambúrguer que acontece uma vez na semana.
No cardápio, a receita do brand é do próprio fundador da DinerBox, o Adriano Lourenço, um apaixonado pela gastronomia, que largou a área financeira, onde trabalhou por 7 anos, para investir em sua hamburgueria.
A DinerBox nasceu em 2017, na cidade de Patos de Minas, em Minas Gerais. Depois de 7 anos trabalhando na área financeira, Adriano decidiu investir em sua paixão, a gastronomia. Após alguns cursos de culinária, - e, até mesmo de construção civil, pois ele mesmo trabalhou na obra da sua primeira unidade, levando 8 meses para finalizá-la – Adriano criou o seu cardápio desde a receita do seu próprio brand, como todas as combinações de hambúrgueres, até a maionese artesanal, que também é criação dele.
Ainda com bastante insegurança e frio na barriga, Adriano testou o seu cardápio entre os amigos e parentes por 15 dias. Até parar o pessoal na rua para provar, ele chegou a fazer. Foi uma loucura os elogios! Então, decidiu, enfim, anunciar a data de inauguração e, desde então, a DinerBox é sucesso em Patos de Minas e região.
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