top of page

Dicas para mulheres empreendedoras


O empreendedorismo feminino vem obtendo um importante crescimento no mercado empreendedor brasileiro e mundial. Segundo o relatório do Global Gender Gap Report 2022, do Fórum Econômico Mundial (FEM), houve um aumento de 41% de pessoas do sexo feminino que iniciaram seu próprio negócio. Com isso, o Brasil passou a ter cerca de 30 milhões de empresárias e, a expectativa para os próximos anos é um crescimento ainda maior do empreendedorismo feminino nacional e internacional.


As mulheres também têm buscado mais igualdade, independência financeira e aumento da renda familiar. Segundo especialistas, existe um contexto cultural que torna a atividade empreendedora, no mínimo, mais desafiadora para as mulheres, pois, além de enfrentar os riscos inerentes de administrar um negócio, as oportunidades são colocadas de forma desproporcional para elas no mercado.


Por isso, é muito importante investir em autoconhecimento, saber seus pontos fortes e fracos, exercitar suas soft skills e habilidades comportamentais como inteligência emocional, empatia e negociação.


Algumas dicas valiosas para as mulheres que querem abrir e manter uma empresa, adentrando no mundo do empreendedorismo:

  1. Encontre uma oportunidade de mercado: observe as lojas, o e-commerce, os novos produtos. Faça uma pesquisa sobre o mercado e o que falta na sua região.

  2. Veja se a sua ideia pode se tornar um negócio. Pergunte-se se o que você tem em mente para empreender é algo que vá resolver um problema real ou se traz um benefício claro para alguém. Essas questões são essenciais para saber se uma ideia pode virar um negócio rentável.

  3. Pense no seu perfil de empreendedora: por mais que você encontre a melhor oportunidade de negócio, ela tem que estar associada às suas paixões pessoais, motivações intelectuais e capacidade de realização.

  4. Aposte em um diferencial: sempre pense nos benefícios que sua solução pode trazer para o consumidor. Questione por que as pessoas iriam ficar interessadas em comprar o seu produto e serviço e não o de outra empresa.

  5. Se prepare financeiramente antes de empreender: um negócio demora para dar retorno. Tenha uma reserva financeira para não atrapalhar o fluxo de caixa da nova empresa.

  6. Saiba apresentar e vender seu negócio: se prepare para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Publique notícias, vídeos, ebooks, posts, artigos para criar um relacionamento com seu público-alvo.


Você possui uma mente empreendedora e deseja investir em um negócio próprio? Conte com a consultoria da 300C e entende o passo a passo em busca do seu sonho.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page