top of page

Você sabia? Jovens têm seu primeiro emprego no franchising


Em pesquisa de desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) foi revelada uma estimativa de que aproximadamente 17% dos empregos diretos no franchising são ocupados por pessoas em sua primeira experiência profissional. Assim, colocando o setor de franquias como um dos mercados que mais dão chances a novos profissionais.


Entre as principais conclusões do levantamento, a dificuldade de contratação de mão de obra qualificada incentiva a contratação de jovens sem experiência na área de atuação, com o atrativo da capacitação profissional. Isso se deve ao próprio modelo de franquias, que estimula a transferência de know-how como forma de replicar um serviço de qualidade em outras regiões.


Outro fator também apontado na pesquisa demonstra que o franchising tem sido atrativo em diferentes âmbitos e idades. Segundo a ABF, a busca de jovens por franquias durante a pandemia também cresceu cerca de 109,4%.


Em estudo realizado pelo IBGE em 2021, o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos no Brasil afeta 31% das pessoas. De acordo com a publicação, os jovens são a maior parcela das pessoas que vivem o chamado desemprego de longo prazo. É quando a pessoa passa mais de dois anos direto procurando uma vaga de trabalho.


O desemprego de longo prazo caracteriza pelo predomínio de pessoas com idades de 17 a 29 anos. Por isso mesmo, essa oportunidade e oferta de vagas para jovens no mercado de franquias é extremamente benéfico em diversos âmbitos.


Tanto para os empregadores, que necessitam de mão de obra para o funcionamento das suas empresas, quanto para os jovens, que estão em busca de seu primeiro emprego e encontram no franchising a oportunidade que necessitam. Uma chance de conseguir entrar no mercado de trabalho e, ainda, movimentar o setor econômico brasileiro.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page