top of page

Uma equipe engajada traz sucesso para o franchising


Para se ter sucesso em uma empresa, claramente, são necessários inúmeros fatores que contribuam para o bom funcionamento da mesma. Mas, um deles é fundamental: ter uma equipe engajada e comprometida.


Contar com um time unido e, principalmente, feliz com o seu trabalho, isso faz toda a diferença no andamento da rede, ainda mais quando falamos de franquias, que envolvem diversos profissionais.


No franchising, que inclui franqueadores e franqueados, esta premissa é ainda mais relevante, pois estamos falando de um negócio que envolve, geralmente, muitas unidades, gestores, lideranças e colaboradores. É um grande contingente de pessoas, cuja atuação é decisiva para que uma franquia seja bem-sucedida ou não.


A gestão de pessoas deve estar baseada em pilares como valores e propósitos reconhecidos e aceitos por toda a organização, pois eles vão nortear a forma de se conduzir o negócio e, consequentemente, a conduta que se espera das pessoas.


Mas, claro, é preciso motivar essas pessoas se deseja que elas tenham o engajamento que tanto deseja. Colaboradores que se sentem parte do negócio e percebem que seus objetivos são compartilhados com a empresa têm motivação para atuar com excelência em suas atividades, o que se reflete nas relações com os clientes e as equipes desse ecossistema.


A Gestão de Pessoas é uma das principais metodologias para garantir o crescimento saudável de um negócio. No franchising, a quantidade de envolvidos demanda planejamento e excelência na gestão do capital humano da rede.


Em qualquer negócio onde o cotidiano é formado pela interação de diferentes pessoas, é fundamental que todos os envolvidos estejam alinhados com a cultura e operação da empresa. Dessa forma, molda-se um ambiente excepcional de trabalho, com alto desenvolvimento profissional e, também, pessoal.


Gerir pessoas abrange um conjunto de práticas que busca, justamente, atingir esse alto padrão de administração do capital humano. Isso é possível quando se utiliza estratégias de recursos humanos para conciliar os objetivos dos funcionários com as metas da empresa.



E qual é a importância de fazer uma gestão de pessoas adequada em uma franquia? Bom, sabemos que o capital mais importante de uma empresa é o capital humanos e, no âmbito das franquias, isso é levado a outro patamar.


São mais unidades, gestores, “chefes” e funcionários. Ou seja, se não existir uma forma de controle para com esse número grande de pessoas, problemas surgirão. Sabe-se que tudo o que um empreendedor mais deseja é que seus funcionários vistam a camisa do negócio e, a única forma disso acontecer, é com a presença de uma gestão de pessoas no ambiente de trabalho.


É preciso saber a hora certa de motivar, cobrar quando for necessário e recompensar em momentos merecedores. Assim, se cria um clima organizacional que trará cada vez mais benefícios para a franquia, fortalecendo o potencial de expansão da rede.


Algumas dicas:

- Engajar os colaboradores;

- Atrair e reter mais talentos;

- Comportamento colaborativo;

- Melhor comunicação interna

- Motivação;

- Trabalho em equipe.


Como está a motivação da sua equipe? Seus colaboradores são felizes com o que fazem? Gostaria de saber como gerir melhor o seu time e assim, consequentemente ter uma produtividade maior?


Com o Ecossistema 300 você tem um programa completo de gestão de franquias. Da consultoria à expansão da sua marca, todos os passos necessários que te levem ao sucesso você encontra aqui.


Entre em contato conosco! www.300consultoria.com.br

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page