top of page

Será que você tem perfil de franqueador?


Parece estranha a pergunta, já que na maioria das vezes, o sempre vemos ser traçado o perfil do franqueado. Porém, ao longo dos últimos anos, este assunto tem chamado a atenção dos franqueadores mais experientes. E qual seria o perfil ideal do franqueador?


Como era de se esperar no âmbito do empreendedorismo, entre as diversas tentativas já experimentadas, muitos franqueadores tiveram boas e más experiências com suas respectivas redes franqueadas.


O sucesso da franquia está ligado diretamente ao perfil deste franqueado. E os itens classificatórios para tal já são velhos conhecidos nossos, como: O franqueado gosta de pessoas?; Já teve experiência anterior com atendimento ao cliente?; Possui a capacitação mínima necessária para gerir o negócio?; Tem afinidade com o ramo de atuação? E etc.


O processo seletivo para capacitação de franqueados tem se tornado cada vez mais importante no sucesso e na longevidade das franquias, o que contribuiu para o aumento da rigidez na avaliação do perfil dos investidores interessados. Bom, sabemos que o perfil do franqueado é importante, com certeza. Mas, e o franqueador? O perfil dele é importante para o sucesso de seus franqueados, certo?


E vale fazermos, também, as perguntas para analisarmos esse perfil, tais como: O franqueador está, de fato, comprometido com o resultado do franqueado?; Ele possui a estrutura necessária para dar suporte à rede?; Cumpre o que promete?; Envolve a rede franqueada nas decisões estratégicas?


Por isso, é preciso que o franqueado também faça a si mesmo essas perguntas, pois no momento da pesquisa por uma franquia, o investidor está muito próximo de realizar seu grande sonho e acaba negligenciando o processo de seleção do seu franqueador.


Dizem que “o olho do dono é quem engorda o gado”, não é mesmo? Da mesma forma, um franqueador compromissado, atuante, aberto ao diálogo e a novas ideias também fará com que os seus franqueados tenham sucesso em suas lojas, beneficiando a todos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page