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Franquia odontológica: mercado sempre em alta


O mercado de franquias está em pleno crescimento e isso é notório. Vários segmentos se destacam no setor e o que possui maior ascensão, sem dúvida, é o de Saúde, Beleza e Bem-estar. Nele está inserida a franquia odontológica, um nicho que vem se destacando cada vez mais no franchising.

E uma das vantagens da franquia odontológica é a de não ser exclusiva, necessariamente, para profissionais da área, mas, pode ser também, uma opção para demais empreendedores que desejam começar o próprio negócio com o respaldo de uma empresa experiente.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no 4° trimestre de 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou mais de R$47 bilhões, tendo um crescimento de 21,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Somente o setor de odontologia chegou a ter um crescimento de 27,8%, saltando de R$ 9.740 bilhões, no terceiro trimestre de 2021, para R$ 12.449 bilhões comparado com o terceiro trimestre de 2022.

Em número de unidades em funcionamento, houve avanço de 6,6% no ano passado, em relação ao período anterior.


Estudos apontam que cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de próteses dentárias são colocadas anualmente em pacientes por todo o País. Além disso, a ortodontia leva 12 milhões de brasileiros a consultar o dentista para correções na arcada dentária em busca de uma melhor qualidade de vida.


Em todo o mundo, o Brasil é o quarto com o maior número de procedimentos realizados por ano. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), nove a cada dez brasileiros dizem ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano.


Seja para profissionais recém-formados e experientes ou até mesmo para empreendedores que viram na área uma boa ideia para faturar, a franquia de odontologia é uma boa opção para investir.

Não é exagero dizer que a maioria dos dentistas não são especialistas em gestão, até mesmo porque eles não foram formados para isso. Muitos profissionais da área que abrem uma clínica acabam enfrentando dificuldades já que, de maneira geral, também, trata-se de uma empresa. Assim, para evitar problemas em termos administrativos, jurídicos e contábeis, a franquia de odontologia é a maneira mais prática de começar o próprio negócio. Com a ajuda da franqueadora, o dentista franqueado passa a ter todo o respaldo necessário para garantir o sucesso da unidade.

Ao invés de começar a própria empresa do zero e aprender na prática o que dá certo e o que não dá, a franquia de odontologia já possui um modelo de negócio pronto para ser aplicado, capaz de garantir ótimos resultados ao empreendedor.

Todo mundo precisa ir ao dentista. Assim, é possível afirmar que a franquia de odontologia sempre será rentável e capaz de atrair clientes em potencial.

Cada rede de clínicas odontológicas possui um modelo de atendimento diferente. Por isso, o empreendedor deve conhecer bem o mercado antes de decidir em qual marca investir. Algumas franquias são voltadas para determinados tipos de tratamento, como clareamento, implantes, ortodontia, entre outros.


Do mesmo modo, se o empreendedor é dentista, ele pode buscar modelos mais enxutos, voltados para que ele consiga levar o negócio todo sozinho, sem gastos com funcionários.


PRORIR

Na PróRir, o paciente encontra desde tratamentos funcionais como exodontias, implantes ou restaurações, até procedimentos mais complexos ligados à estética, como harmonização facial, lentes de contato e muito mais.


Há 15 anos no mercado, a rede de clínicas odontológicas PróRir dispõe de todos os tratamentos odontológicos e estéticos faciais disponíveis no mercado, oferecendo aos pacientes um atendimento completo e de qualidade.


Os sócios Alexandre Oliveira e João Piffer se conheceram na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) durante a graduação em odontologia. A aproximação entre eles foi natural e, assim, criada a grande jornada como sócios e amigos que se mantém forte até hoje.


O primeiro emprego de ambos, após formados, foi em uma clínica na zona norte do Rio de Janeiro e foi já nesse primeiro emprego que perceberam a necessidade de fazer algo diferente e conquistar o próprio negócio. Aprenderam como se dava a gestão de uma clínica, quais eram os custos envolvidos, quais eram os grandes desafios e vantagens. Ficaram nesta clínica o tempo suficiente para juntar dinheiro e, assim, abrir a primeira unidade, que aconteceu em 2006.


Diante do sucesso das clínicas os sócios foram procurados por uma colega de trabalho e grande amiga que estava prestes a fechar sua clínica. Naquele momento ela precisava da ajuda deles e foi, então, que surgiu a ideia de franquear. Aquela unidade se tornou a primeira franquia e parceira e, logo, a clínica começou a responder e dar lucro para todos.

A partir daí tentaram fortalecer a marca. Alexandre e João estudaram, criaram manuais, contratos e diversas outras ferramentas elaboradas em parceria com as mais sérias empresas de consultoria no mercado e assim criaram a franqueadora.


Logo depois, essas mesmas sócias montaram mais unidades e assim consolidou-se uma grande parceria de sucesso. Com o crescimento da marca foi necessário trazer novos parceiros para o negócio e, assim, juntaram a vontade de crescer e oferecer o melhor dentro da ética profissional da qual eles nunca abriram mão.


Ao longo da jornada profissional abriram 18 unidades e dentre essas, 7 são franqueadas. Todas espalhadas pelo Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.


As unidades foram pensadas com o intuito de proporcionar ao paciente um ambiente acolhedor, confiável, seguro e moderno. Ao mesmo tempo que oferece ao franqueado um modelo de negócio mais enxuto, moderno e rentável.


Deseja saber mais sobre como se tornar um (a) franqueado (a) PRORIR? Conte com o Ecossistema 300. Na 300C Consultoria & Educação você terá todas as informações necessárias para adquirir uma franquia.


Entre em contato www.300consultoria.com.br


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