top of page

As tendências do mercado para ficar de olho em 2023/2024


É fundamental estar atento às tendências do mercado para saber o que acontece ao seu redor, principalmente, como está o perfil dos consumidores, a persona do seu negócio e o comportamento dos seus concorrentes.


Alguns setores terão mais destaque no decorrer deste ano de 2023 e como promessas em 2024. Tais como o segmento de prestação de serviços, microfranquias, franquias home based, entre outros.


Um ponto forte no mercado de prestação de serviços, por exemplo, é o investimento na melhor idade. A sociedade está envelhecendo e os jovens, estão “sem tempo”. Há um público-alvo muito forte para entender e aproveitar.


De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), no quarto trimestre de 2022, somente o segmento de Serviços e Outros Negócios teve um crescimento de 8,2% referente ao mesmo período do ano anterior. O setor alcançou o expressivo número de R$32 bilhões em faturamento e o aumento de 13,1% de novas unidades.


E por que as franquias home based são uma tendência crescente no mercado? Esse tipo de formato é bastante atrativo pois exige um valor de aporte mais baixo do que em outros modelos uma vez que não é necessário ter um ponto físico — já que o trabalho é realizado na casa do franqueado ou onde o seu cliente estiver. Em alguns casos os empreendedores também buscam franquias home based para ter uma renda extra, conciliando a gestão do negócio com um emprego CLT.


Algumas franquias de prestação de serviço, por exemplo, atuam neste formato, onde podemos citar a Cia das Diaristas e a Cia Cuidadores. Duas franquias que prestam serviços à população, em segmentos diferenciados, e estão em franca expansão por conta do retorno financeiro, claro, mas, também, a facilidade de operação.


A Cia das Diaristas é uma empresa de terceirização de serviços de limpeza. Ela oferece serviços de limpeza residencial, empresarial, pós-obra, condomínios, eventos, pré e pós mudanças e, também, limpezas especiais. Além de um serviço habitual, de limpezas em residências e empresas, a Cia das Diaristas foi pioneira, em 2017, criando o e-commerce deste tipo de serviço, onde o cliente poderia contratar, online, o tipo de limpeza, o dia, a pessoa que iria fazer o trabalho e o horário que desejava ser atendido.


Já a Cia Cuidadores presta serviços de assistência a pacientes idosos com acompanhamento em domicílio, hospitais e clínicas. Possui, também, assistência a crianças, com serviços de babá; cuidados básicos com a saúde em domicílio; assistência com a recuperação de pacientes pós-cirúrgicos; assistência com acompanhamento a pacientes com necessidades especiais e assistência a pacientes que necessitam, apenas, de uma companhia.


Um modelo que vem ganhando cada vez mais espaço no franchising é o de microfranquia. Por ser mais barata e enxuta do que outros modelos, ela vai se destacar nos próximos anos.

Na maioria das vezes, elas podem ser gerenciadas no esquema home based e, além da economia, o formato garante mais flexibilidade e comodidade para os investidores.


Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem cerca de 450 microfranquias no país. Outro dado que chama a atenção é o fato da participação de microfranquias no Brasil ter passado de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando redes só de microfranquias (que atuam com modelos exclusivamente abaixo de R$ 105 mil) e mistas (que também oferecem opções mais robustas).

Apesar do investimento inicial ser considerado baixo, é importante ressaltar que as franquias de baixo custo requerem a mesma dedicação e cuidado que qualquer outra franquia de outro formato.

Deseja saber mais sobre como se tornar um (a) franqueado (a)? Conte com o Ecossistema 300. Na 300C Consultoria & Educação você terá todas as informações necessárias para adquirir uma franquia.

Entre em contato www.300consultoria.com.br.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page